www.youtube.com/danielgoes83

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Sobre Senna e Barrichello!!

Aos 5 ou 6 anos de idade já acordava cedo e diversas vezes de madrugada para acompanhar as corridas de Formula 1. Era hábito na minha casa aos Domingos!

Quando veio a geração Pós – Senna, nos deparamos com a ausência de um ídolo, sendo a solução para o Brasileiro, abraçar Rubens Barrichello.

Diversas vezes escuto: - "bom, era na época do Senna".

Falso saudosismo. Os mesmos que dizem isso sequer acordaram 1 vez para ver ao menos a largada de um GP, não lembram e mal sabem das disputas: Senna x Prost x Mansel x Piquet. Não acompanharam a aparição de promessas que nem chegaram a brilhar, como Jean Alesi, e outras que de fato o fizeram como Schumacher, além de decepções ao estilo Andretti que chegaram como grandes e saíram invisíveis.

Chega a ser engraçado, quando abordamos alguma história junto aos falsos saudosistas. Lembra daquela vez que o Senna bateu foi pra ultimo e ainda ganhou a corrida? O saudoso só responde com interjeições "inobjetivas" ou palavras monossilábicas que só confirmam que está diante de uma matéria não estudada.


O objetivo de tal atitude não sabemos. Sería mais honroso dizer que não acompanhou a carreira de Ayrton, que ainda assim o admira por ter levado a bandeira do País mundo a fora. Porém as pessoas têm mania de querer iludir seu próprio passado e fingir terem participado de tudo. Quando Senna, após sua morte em Ímola, passou de ídolo para Mito, parece que para alguns se tornou obrigatoriedade fingir ter sido seu fã.

Quanto ao Rubens o que dizer?

De fato não é um piloto como o Imortal Senna, acho até que comparações do tipo são incabíveis. Não sei se foi sorte ser o sucessor natural de Ayrton, todavia não fosse ele, outro o sería. O fato de ter sido o eleva ao status de melhor brasileiro do período Pós – Senna.

Barrichello não tem a mesma mágica que Senna tinha ou passou a ter, porém, possui comportamento exemplar, foi prejudicado diversas vezes e contribuiu diretamente em vários dos títulos de Schumacher. Além de, ao menos para alguns torcedores, ter tido exagerado azar em ocasiões distintas.

Rubinho não nasceu num berço tão dourado assim, é notado ter tido o apoio de sua família que vendeu até o carro do Patriarca, porém só chegou onde está por muito talento. Com ele vieram decepções e alegrias. Não comemoramos o sonhado titulo do mundial de F1, mas, por algumas vezes, revivemos a felicidade de outros tempos. Se não é um interplanetário como Senna, já provou ser um cara espetacular que ama e sobrevive do que faz, que ainda surpreende a cada ano e que demonstra um otimismo digno dos verdadeiros brasileiros.

Se Rubens Barrichello não é uma história de sucesso então nunca vou assistir a um filme com tal enredo...

* Foto: Globoesporte.com


Daniel Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário