A Copa do mundo se foi e já começamos a pensar na próxima, a Copa do Brasil em 2014!
Dunga decepcionou, em minha opinião nem tanto pela escalação, claro que eu queria o Gaúcho e o Ganso, o Neymar não, pois sempre achei que não estava preparado ainda e esta conclusão não se mostrou precipitada pois o garoto já teve lá os seus lápsos Psicocomportamentais. Para mim a maior decepção com Dunga foi seu comportamento perante fãs, jornalistas e imprensa em geral. Logo o Dunga que se tornou idolo de muitos da geração 80 que o viram, ainda moleques, demonstrar sua garra e liderança na campanha do Tetra. O Dunga Técnico não teve tato para conversar, expor suas idéias e absorver opiniões, tanto com a imprensa quanto com os candidatos à vagas na equipe. Resumindo: O Técnico e o antigo Jogador são pessoas totalmente diferentes. Não que ele não possa evoluir, mas terá que suar para mostrar isso...
Com sua saída entraría o Muricy, mas quem acabou entrando foi o Mano, que já chegou ganhando pontos, comigo, por demonstrar mais amor à seleção e saber que este é o tipo de oportunidade única, ao contrário da primeira aposta pós-copa feita pela CBF. Enfim Mano chegou e vem mostrando personalidade, planejamento e segurança no que vem fazendo. Os resultados serão fracos, como os que estamos vendo, pois a seleção está engatinhando ainda em sua formação inovada.
Os Pontos fortes que Mano vem tendo são: O tato e a coêrência nas atitudes e relacionamento com as pessoas que envolvem todo o ambiente que cerca a Seleção.
O Ápice de seu trabalho aconteceu na ultima semana, quando o técnico foi à Itália para assistir aos jogos e conversar particularmente com o Ronaldinho Gaúcho. Esse tipo de suporte e conversa franca pode mudar os rumos de jogadores, técnicos e equipes. Talvez se Dunga tivesse feito isso nosso final na Copa 2010 seria outro.
Não sabemos se Mano vai Ganhar ou perder. O Futebol e o povo, e estou me incluindo nisso, não são justos. Se o Dunga tivesse ganho a copa não estaríamos o criticando hoje, e se Mano perder a próxima provavelmente todas as divagações positivas a seu respeito serão encolhidas por críticas infinitas!
E Torcer...
Daniel Góes