www.youtube.com/danielgoes83

terça-feira, 15 de abril de 2014

"Flamengo, Torcida e Arbitragem"


Pra começo de conversa, quero dizer que sou amante do esporte, Botafoguense e salientar que considero Flamengo um clube muito importante para o futebol brasileiro, por sua historia e por seus craques.

Exposto isto, vamos aos fatos:


No ultimo domingo assistimos um novo capitulo da novela "Lambanças da Arbitragem".


Os erros no futebol e no esporte em geral acontecem desde os primórdios, e concordo, que muitas vezes isso torna a coisa mais apaixonante, folclórica e excitante. Todos os lados já foram favorecidos e prejudicados algumas vezes, e este não é o problema.

A questão não é o "aconteceu" e sim o "acontece", ou seja, a constância, a repetição, o pleonasmo vicioso que se tornou o favorecimento de alguns.

Só para relembrar, quando um clube perde um titulo ele perde: Troféu, novos torcedores, patrocínios  visibilidade e verba. Esta verba poderia sanar dividas e pagar salários. Na atual situação dos clubes, provavelmente se prejudicará, e muito, quem deixar de ganha - la.


Desde de moleque eu compro os diários esportivos, assisto aos jogos na TV e com 12 anos de idade percebi a diferença de tratamento dado aos diversos clubes. Analisava a quantidade de paginas dada ao Botafogo num dia pos-vitoria e via que as folhas dedicadas ao rubro-negro eram o dobro mesmo que ele não tivesse jogado na noite anterior. Alem disso sempre reparei nos volumes colocados para diferenciar as torcidas.


De fato nao entendo o porque de muitas atitudes e posturas da imprensa e outros meios quando o assunto é Flamengo. Um clube como este nao precisa de certas ocorrências para se manter no cenário.


O Flamengo é "incaível", diz a lenda contada por alguns de seus fãs. Erro crasso, o Fla apenas não cairá enquanto pequenos detalhes continuarem a ocorrer. Outra grande lenda é a de que a torcida canta o tempo todo. Nenhuma torcida do Brasil canta o tempo todo. Alem disso a mesma, também chora, hoje mesmo ouvi alguém dizer que o Leonardo foi empurrado pelo Mauricio em 89.


Ontem, percebi que muitos rubro-negros preferiram não se manifestar - atitude louvável - no entanto me atordoou o discurso adotado por alguns. Tenho vários amigos que desfiavam belas resenhas e comentários politizados nas redes sociais quando da ocasião dos protestos no ultimo ano, demonstrando sua honestidade e revolta com a impunidade e a corrupção país. Todavia parece que existe um mundo à parte para estes quando o assunto é futebol, ou melhor, Flamengo. Com isso se igualam aos atos que supostamente criticaram.


Argumentos frágeis que ouvi:


- Ah, Argentina já foi campeã com gol de mão.

- No Brasil todo mundo rouba.

São tristes colocações, é melhor o cara não falar nada ou colocar logo o seu mau-caratismo à mostra como fez o infeliz goleiro Felipe, dizendo que ganhar roubado é melhor. Ganhar roubado não é ganhar, é roubar.


Nao estou dizendo aqui que nao comemoraria um titulo do meu time se o gol fosse impedido, comemorei em 95. Mas nao me orgulharia de ser frequentemente "ajudado"


Casos como o do ultimo domingo demonstram que já passou da hora do futebol implementar algum recurso eletrônico em lances de gol e impedimento. Tênis, Vôlei e Hockey são exemplos de sucesso.


Resta saber se ha interesse em minimizar estas ocorrências ou em perpetua-las.


Abraços.


Daniel Góes


*Teclado ruim privou-me de algumas acentuações.

*Foto de http://www.jornaldaparaiba.com.br